terça-feira, 5 de julho de 2011

Lençol com quantos fios?

As opções de lençóis à venda no mercado estão cada vez maiores. Algodão egípcio, com Lycra, 180, 200 ou 300 fios...
A quantidade de fios tecidos por polegada define a maciez e a durabilidade do seu lençol. Quanto maior a quantidade de fios, maior conforto.
Dizem que o ideal seja acima de 200 fios.


Dentre as variações de tecidos que podem ser fiados estão o percal, cetim de algodão e jacquard.
O percal é o tecido com ligamento tipo tela. Neste caso, os fios no sentido vertical e horizontal entrelaçam-se um a um. "Para ser classificado como percal, o tecido deve ter no mínimo 180 fios por polegada quadrada. Abaixo disso, não é considerado tecnicamente percal que tem aspecto mais fosco", assegura o especialista.

No tecido de ligamento cetim, os fios no sentido horizontal se sobrepõem sobre alguns fios no sentido vertical, proporcionando leveza, suavidade e um brilho sutil ao tecido.
Enquanto o jacquard é a técnica de tecelagem em que o tecido entrelaça os fios formando desenhos no próprio tear.
O algodão, no entanto, é considerado um dos tecidos mais nobres e apreciados. Carlucio afirma que ao chegar à fiação, o algodão é classificado por sua qualidade. O melhor algodão é aquele de fibra longa favorecendo a construção de fios com menor torção.

http://itodas.uol.com.br/casa/nao-erre-na-roupa-de-cama-10370.html
http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/16/materia/254875

2 comentários:

  1. Acho que usar bons lençois faz toda a diferença, descobri isso por causa dos lençois de hotéis, daí depois de uma viagem, cheguei em casa juntei todos os lençois fuleirinhos que tinha e dei para minha faxineira. Hj tenho apenas 3 jogos de lençois, mas de excelente qualidade e que me transmitem um bem estar danado. Para mim o lençol para ser bom precisar ter no mínimo 180 fios, a diferença é gritante em relação aos lençois simplinhos, é um investimento que vale muito a pena.

    Bjs
    Neili

    ResponderExcluir