sábado, 9 de julho de 2011

Pintura

Em março pintamos as paredes do apartamento: os quartos de branco e a sala de palha, meio camurça na minha opinião.
A sala eu já queria pintar para mudar um pouquinho a cor e fazer um contraste legal com a sanca branca. Já os quartos fomos obrigados devido a sujeira e a crosta de cimento que ficou por conta do contrapiso que tivemos que fazer para nivelá-lo antes de colocar o laminado.

As portas também ficaram terríveis por conta do contrapiso e agora teremos que pintar. Além disso, da troca da guarnição do banheiro que esta na "cor" madeira.
Já que esse seria um final de semana mais complicado por ser feriado em São Paulo e vários lugares estarem fechados e não poder fazer nenhum barulho no apê, o noivinho foi comprar as tintas (Esmalte).
No manual não dizem a cor utilizada no apartamento, então, teriamos que escolher outra.
Queria uma cor clara e fosca. No catálogo o leque de cores era: branco, gelo, areia, marfim etc
Muito simples, optamos pelo marfim. Mas e o fosco? A cor fosca só tinha branca, portanto, tivemos que mandar fazer. Eu particularmente não gosto muito, pois se faltar é mais complicado de completar.
Para compor o marfim foi utilizado branco, cinza e amarelo.

Agora o noivinho terá a dificil tarefa de pintar as portas já com piso e os móveis no apê. Vixi Maria!!!

Entrando no site da Coral vi algumas dicas legais:
  • Na hora de escolher uma cor para pintar, é normal olhar para o leque de cores e ter dificuldade de imaginar se a cor vai ficar bem na sua casa. Foi por isso que a Coral desenvolveu o Tira Teima. Assim você pode testar a cor escolhida, com fidelidade ao leque de cores, em uma parede, de preferência branca. Fazendo o teste, você tira suas dúvidas e então pode comprar a tinta de acabamento na mesma cor. Embalagem com 300ml. Tentei ligar no nº 0800-0117711 para saber o custo, mas não atenderam.

  • Existe uma ordem para pintar um ambiente?
Pintar um ambiente na ordem correta economizará tempo e dinheiro. Comece pelo teto (1), paredes (2), portas (3), janelas (4) e finalmente, pinte o rodapé (5). Se o acabamento final for feito com papel de parede, toda a pintura deve ser terminada primeiro.

  • Que tipo de rolo devo usar?
Os rolos são ideais para áreas grandes como paredes ou tetos.
Existem vários tipos de rolos para pintura, e a escolha apropriada depende do tipo de tinta que você planeja usar:
- Rolo de lã pêlo baixo (sintética ou de carneiro) - indicado para tintas PVA E ACRÍLICA.
- Rolo de espuma - indicado para esmaltes, tinta óleo e vernizes.
- Rolo de espuma rígida ou borracha - indicado para dar efeito em textura.

  • É possível conservar os materiais de pintura após o uso?
Para aumentar a vida útil dos pincéis e rolos, é essencial limpá-los logo após o uso e depois guardá-los de maneira correta.

Para tintas a base solvente - esmaltes, vernizes, tinta óleo: Após o uso limpar o rolo ou pincel tirando o excesso com jornal, lavando com Coralraz ou Thinner, lave novamente com água e sabão enxaguando em seguida.
Importante - dependendo da qualidade do material utilizado o thinner poderá reagir com o material estragando o produto.
Para tintas a base de água: Tinta Acrílica e PVA: Após o uso é recomendável lavar os pinceis com agua e sabão.
Dica: Para garantir a conservação dos seus pincéis, arrume as cerdas com um pente, umedeça-os com óleo vegetal e guarde-os enrolados em papel impermeável.

  •  O que faço com a tinta que sobrou?
Se deseja guardar a tinta que sobrou, guarde-a em um lugar coberto, sempre na posição vertical e sem movimentação.
Tintas que ficam guardadas por muito tempo podem formar uma película resultante da ação do ar. Para evitar isso, tampe bem a lata.
Se não deseja guardar a tinta, doe-as a amigos ou vizinhos ou a instituições de caridade. Nunca a despeje pelo ralo ou em outros cursos de água.
Devemos fechar a lata de maneira que não exista a possibilidade da entrada de ar.
O local não deve ter umidade ou calor excessivo.
Em caso de esmalte, tinta óleo e vernizes recomendamos colocar sobre a superfície um pouco de Coralraz, isso irá ajudar impedindo o contato direto com o ar da embalagem.


No site das Tintas Coral tem outras dicas

3 comentários:

  1. Ótimas dicas. Eu comprei algumas latinhas de tira teima da Coral, mas no fim optei por Suvinil porque várias pessoas me disseram que a Coral precisaria de 3 a 4 demãos, a Suvinil precisou só de 2.

    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Amiga, vai entender porque pessoas que não querem saber da nossa vida entram nos blogs para bisbilhotar rss ... Ainda bem que eu tenho vcs !!!

    Bjs
    Neili

    ResponderExcluir