segunda-feira, 4 de julho de 2011

Sofá de Couro

Não sei porque quando era mais nova tinha uma fascinação por um sofá de couro.
Mas hoje essa fascinação acabou.


Claro que ele tem vantagens: fácil de limpar, bom para pessoas alérgicas,chique e durável.
E as desvatagens são: No verão ele gruda no corpo, no inverno é muito gelado. Tem que ter muito cuidado, pois até um botão de roupa pode rasgá-lo.


Na revista "minha casa" de fevereiro/11diz que para mantenção, basta manter o sofá de couro longe do sol e passar um pano umedecido. A cada seis meses, aplicar vaselina para evitar rachaduras.


No site http://casa.abril.com.br tem umas dicas sobre sofá:


Sofá de couro é adequado para regiões muito quentes? Não. Em regiões onde o calor é intenso, use tecidos naturais. "O algodão protegido com teflon é uma ótima escolha. Ele tem um toque macio e fresco, e o tratamento impede a penetração da sujeira", diz. "Couro e camurça, tanto naturais como artificiais, são sempre mais quentes", diz. Mas, se você faz questão destes materiais, prefira o couro natural, pois ele respira e isso ameniza a temperatura. Jaeger lembra que há tecidos naturais, como os veludos e cheniles de algodão, que reúnem a aparência acamurçada e a boa sensação térmica. Além disso, levam vantagem no preço.

Quais os tecidos mais indicados para sofás que ficam em varandas ou áreas externas?A equipe da Regatta Tecidos recomenda o couro náutico, um material sintético impermeável, antimofo e tratado com protetor solar. Outra opção são os tecidos impermeáveis, desde que você selecione um branco liso. "Os estampados e os coloridos são os que mais sofrem com o sol", afirma o arquiteto Roberto Riscala. Não use couro sintético (corvim) pois, exposto ao sol, o material pode trincar. E, segundo Riscala, uma regra mais eficiente para conservar estofados de áreas externas, seja qual for o material, é: "Retire as almofadas e guarde-as dentro de casa quando não estiver usando."

Quais os tecidos mais resistentes para quem tem animais de estimação?Selecione tecidos de tramas bem fechadas, que agüentam melhor as unhadas e exigem apenas um pano umedecido na limpeza, como brins, sarjas e couros sintéticos. Materiais mais lisos como couro, couro vegetal e os tecidos impermeáveis (como a linha Acquablock, da Karsten) também são bons porque são práticos e resistentes à escovação, feita para retirar os pêlos. Sedas devem ser evitadas por serem muito delicadas. Na hora de lavar, se o tecido não tiver acabamento nas extremidades, Marcelo Spina dá a dica: "É possível impedir que os tecidos desfiem ou esgarcem com as unhadas e a lavagem freqüente costurando as pontas em uma máquina de overloque", diz. Compensa também investir na aplicação de impermeabilizantes nos tecidos para garantir a longevidade dos materiais. Veja a lista de quem presta esse serviço. 

Como limpar o couro sintético? A melhor forma de limpar o couro sintético é usar um pano úmido com espuma de sabão de coco. Retire o produto com outro pano úmido e seque em seguida. "Deixar o material molhado causa manchas", explica Patrícia Braulio, vendedora da loja de tecidos Bauhaus. Se ainda assim a sujeira persistir, Cristina Melo, da Tecdec, recomenda esfregar a superfície suavemente com uma escova de lavar roupas e sabão de coco em barra. "Qualquer outro produto pode danificar o couro", explica, acrescentando: "Certas manchas, como a de caneta, não saem de maneira alguma".

Posso espalhar almofadas de tecido sobre um sofá de couro sintético branco?A arquiteta Regina Adorno não vê problemas em usar almofadas de tecido em cima do sofá de couro branco, seja ele sintético ou natural. "Se a idéia é deixar o visual do móvel mais neutro, prefira almofadas de algodão cru", sugere. O decorador Alberto Lahós descarta os tecidos muito lisos, que podem escorregar sobre o couro. "Indico o veludo, o algodão e o chenile coloridos. O resultado ficará ousado." 

3 comentários:

  1. Tbm não sou chegada em sofá de couro, acho desconfortável, mas tem lá suas vantagens né??! Principalmente para quem tem crianças.

    POr que a gente é assim né amiga!?!? Descuidamos tanto da saúde, sinceramente eu quero muito mudar esse meu jeito, tenho uma amiga super cuidadosa e vive fazendo exames e tal, vou seguir o exemplo dela.

    Bjs
    Neili

    ResponderExcluir
  2. Oie, adorei conhecer seu blog, li o post sobre o piso laminado e os rodapés, pois quero ter lá no apê e adorei as dicas.
    Quanto ao sofá, ODEIO de couro por causa dos detalhes que vc postou acima, ele gruda, ele é frio,... ai não gosto! Vi que o seu é de chenile, o meu também será muito parecido.
    Beijossssssssss...

    ResponderExcluir