domingo, 29 de maio de 2011

Colchão


Meninas, como é dificil a escolha desse item.
Namoradinho e eu já fomos em diversas lojas, deitamos, pesquisamos preços e não conseguimos chegar em nenhuma conclusão. rsrs
Acho que o colchão é um item muito importante e quero escolher com calma.

Segue algumas dicas que conseguimos em nossa andança.

Vantagem da Cama Box
A diferença de uma cama box para uma cama comum é justamente o espaço economizado, pois ela não tem a estrutura tradicional de uma cama normal, o que faz com que a cama ocupe o mesmo espaço do colchão.
A ausência de um vão entre o chão e a cama e o rodizio (rodinhas), facilitam na limpeza.
Se existe outras vantagens, eu já não sei, pois sempre ouço as pessoas falando que dormir neles é maravilhoso.

Aproveitando o Espaço
Box com báu (molas ou pistão) e gavetas (1, 2 ou 4) são mais caras, mas aproveitam um espaço "morto".
No meu caso, com um apartamento super pequeno optaremos pelo báu. As profundidades variam de 20 a 25cm e ele é super fácil de abrir.
Agora se é melhor com pistão ou molas, cada vendedor diz uma coisa e parece que cada loja (não estou dizendo marca e sim loja) tem uma caracteristica diferente. Na minha opinião e pesquisas, o pistão é um pouco mais caro, entretanto, também mais resistente.
Fico com um pouquinho de receio se o box, com aquele vazio todo dentro dele, suportaria o peso do colchão mais o nosso. Todas as lojas dizem que sim.

 Depois quando chegar em casa, faço o teste e verei se quando levanta-se o baú a cama desarrumará. rsrs Mas aparentemente não.

Box com tecido, couro ou camurça
Temos essas três opções, sendo que com tecido é mais barato. Entretanto, achei um charme, o box em couro, além de facilitar na limpeza.

Protetor de colchão
Acho super util utilizar um protetor de colchão, protegendo-o do suor e sujeiras, logo aumentando a durabilidade. Mas muitas lojas, disseram ser uma desvantagem, pois retira os beneficios do tecido (fibra de bambu, eucalipto etc)

Box Conjugado (Não gostei)

Existe também a cama box conjugada: um colchão fixado na base, formando uma peça única. Custa muito menos que as tradicionais, mas tem a desvantagem de não permitir a troca do colchão quando ele se desgasta. Além disso, não se adapta a protetores e roupas de cama comuns, é preciso comprá-los sob medida.

Medidas
Veja aquela medida que mais se adequa a sua casa e ao estilo:
Casal (1,38 m por 1,88 m)
Queen (1,58 m por 1,98 m)
King (1,93 m por 2,03 m)

Cores
Existem três opções de cores: Branca, Bege ou Preta.
90% das vendas no mercado são de colchões na cor branca, entretanto, ele costuma ficar amarelado. Nesse caso, a melhor opção seria a bege.

Fibra de Bambu e Eucalipto
Estão sendo utilizados tecidos de fibras naturais e biodegradáveis para revestir os colchões. Fibras de bambu, eucalipto e algodão 100% orgânico, além de elementos extraídos do aloé vera e camomila são as principais opções. Segundo a indústria, esses tecidos são termoreguladores, ou seja, proporcionam frescor na medida certa.
Se tem efeito mesmo, eu já não sei.


Opções de colchão
Espuma, Molas bonnel, molas ensacadas, molas LFK, viscoelástico e ortopédico.
  • Os colchões de espuma, são bem mais baratos, mas não tem a mesma durabilidade nem o mesmo conforto.
  • As molas bonnel são as mais tradicionais e baratas (molas entrelaçadas) e mais indicadas para solteiros, por causa do seu molejo.
  • Molas ensacadas: São molas individualmente ensacadas, que dão estabilidade ao colchão (quando um se move o outro não). São naturamente mais firmes (não direito duro, pois há uma são boa), por isso costumam ter uma camada extra de espuma sobreposta ao colchão chamada “pillow top” para dar mais conforto;
  • Molas LFK, são molas entrelaçadas na vertical, dando também uma boa estabilidade como nas ensacadas e o preço é mais barato.
  • Espuma Viscoelástico: Esse material não deforma com o peso do corpo (tecnologia da Nasa) e suporta qualquer peso. De todos que experimentamos, foi o melhor. Até o travesseiro é bárbaro.
  • Ortopédico: Minha mãe já teve esse colchão e achei péssimo. É muito duro, porque tem uma tábua de madeira entre as espumas. Até os médicos criticam esse colchão.
Pillow Top
Ouvimos falar muito hoje em dia. Pela tradução seria um travesseiro (espuma) por cima do colchão, deixando mais mácio.
Existem duas opções: pillow top só de um lado ou dos dois lados do colchão. Dizem que se for dos dois lado, aumenta a durabilidade em 30%, pois teremos a possibilidade de virar não só do lado do cama, mas também o lado do colchão.

Marcas
As marcas mais "famosas" são Probel (todos os colchões na minha casa são da probel comprados nas casas bahia), Copel e Ortobom. Temos ainda as marcas: mannes (experimentamos um na loja Mega gostamos bastante), Castor, Flex, Herval...

Visitamos as lojas: Probel, Copel, Ortobom, Mega e Victorino.

A melhor??? Não sei, essa pergunta é muito dificil. A melhor marca, a melhor mola não existe, existe aquela que você gosta e se adapta.

Um comentário:

  1. Oi Adriana, eu tb estava em dúvida em qual baú comprar... Fui no Lar Center e tem tantas lojas que nunca achei que tivesse tanta variedade de preço e modelo de baú!!! rs

    Bom, pra te dar uma dica, eu comprei um baú de pistão na Sleep House, tamanho padrão com 25cm de profundidade e achei a estrutura dele ótima! Paguei R$680,00 a vista, e o vendedor fez um desconto muito bom... e me entregaram em 3 dias!

    Abraço!
    http://sonhandoem49m2.blogspot.com/

    ResponderExcluir