terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Fritadeira sem óleo

Há algum tempo estava passando de canal e vi um "comercial" - aquelas propagandas que passando na gazeta sem parar rs - sobre uma fritadeira que não usava óleo.
Achei super diferente, estranho, mas a cara da coxinha, batata frita etc pareciam ótimas.

Hoje vi no uol que testaram o produto para ver se é bom mesmo. Veja a matéria abaixo:


UOL Ciência e Saúde testa produto que promete fritar batata sem óleo

Comer batata frita sem enfrentar o fantasma do colesterol ruim e dos quilos a mais é o sonho dourado de qualquer pessoa que se preocupa com saúde e boa forma. Por isso, o UOL Ciência e Saúde decidiu testar a fritadeira AirFryer, da Phillips Walita (Preço sugerido: R$ 1.099). Com uma tecnologia que usa circulação de ar quente para preparar os alimentos, o aparelho tem como apelo a possibilidade preparar o petisco com o mínimo de óleo. O resultado? Um prato saudável, mas bem diferente daquele que se come em lanchonetes.
  • A fritadeira é simples de usar e exige quantidade mínima de gordura, mas o sabor e a consistência da batata diferem daquela que é frita no óleo
Simples de manusear, a fritadeira tem um manual rápido que explica as principais funções. Para usá-lo é preciso puxar a gaveta, colocar o alimento no cesto, meia colher de sopa de óleo para garantir o aspecto crocante e selecionar a temperatura de acordo com o alimento escolhido.
O equipamento também permite descongelar alimentos e, segundo o fabricante, até fazer doces, como brownies e cupcakes. Um livro de receitas explica como preparar as receitas na fritadeira, o tempo de preparo e as calorias de cada sugestão.
O tempo máximo de preparação é 30 minutos, e é possível abrir a bandeja para acompanhar se o alimento está ficando com o aspecto desejado.
Resultado
A batata frita ficou pronta em apenas 15 minutos, sem provocar cheiro ruim, nem aquela sujeira típica de quem faz fritura. E as peças são fáceis de limpar - podem ser colocadas até na máquina de lavar louça.
Mas o sabor e a consistência da batata preparada no aparelho diferem daquela que é frita no óleo. O resultado final é uma batata que parece ter sido feita no forno.
O veredito? Ainda que o sabor deixe a desejar, o aparelho é uma opção para quem deseja preparar diversos alimentos com rapidez e pouquíssima gordura. Mas não dá para ter a ilusão de obter um alimento similar ao mergulhado em óleo quente.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2012/01/24/sabor-nao-esta-entre-as-vantagens-da-fritadeira-airfryer.jhtm


Pelo preço e o resultado ser igual a assá-los no forno, acho melhor nem comprar essa fritadeira.

24 comentários:

  1. Oiee

    Eu faço "batata frita" no forno... assada.
    Fica bem boa e totalmente sem gordura =)

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ooiieeee como ? Mihhh, vc pode me passar a receita ?
      silmaratelle@hotmail.com
      obrigada

      Excluir
    2. Adorei não tem comparação com forno fica muito mais saborosa e não fica com aspecto ressecado de forno indico para todos

      Excluir
    3. vc pode me passar a receita da batata sem óleo assada, por favor, pois não posso comer nada com gordura. obrigada.

      Excluir
  2. No link abaixo há informações sobre esse produto que causam espanto.

    http://www.deco.proteste.pt/cozinha/philips-airfryer-e-tefal-actifry-fritadeiras-sem-oleo-nao-convencem-s641721.htm

    "... Encontramos acrilamida, substância classificada como cancerígena pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Cancro. Tal ocorre quando os alimentos ricos em amido são preparados a temperaturas elevadas. Não há uma norma definida, mas, atualmente, o limite de 500 mg/kg é considerado aceitável. As batatas caseiras fritas na Airfryer excedem 4 vezes este teor, ou seja, contêm mais de 2000 mg/kg. As zonas queimadas são um sinal evidente. Mesmo reduzindo o tempo de confeção, seria provável que encontrássemos valores inaceitáveis..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acrilamida tem em qualquer fritura ou cozimentos muito quentes, não importa se com óleo ou não. Nisso o air-fryer não faz diferença, mas no óleo sim!

      Excluir
    2. E, é claro, tem uma bobagem enorme nesse texto. 500 mg/Kg o "Kg" não se refere ao peso de alimento, mas sim da pessoa que o ingere, então o teor na batata não tem NADA a ver com isso.

      Excluir
  3. Pura sacangem propaganda enganosa pelo preço deveria fazer as batatas iguais as fritas no oleo em relação ao gosto. Equipamento caro e sedutor mas não vale nem a metade do preço!!!!

    ResponderExcluir
  4. Pura sacangem propaganda enganosa pelo preço deveria fazer as batatas iguais as fritas no oleo em relação ao gosto. Equipamento caro e sedutor mas não vale nem a metade do preço!!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o post!!

    Para quem deseja adquirir uma AirFryer sem sair de casa, acesse: http://www.polishop.vc/FRITADEIRA-AIRFRYER-PHILIPS-WALITA/p?utm_source=PolishopComVC&utm_campaign=85832

    ResponderExcluir
  6. Adquiri uma aryfryer Walita e gostei demais, prática, rápida, de facil utilização e limpeza. Os alimentos ficam bons e sem sujeira. Valeu o custo benefício.

    ResponderExcluir
  7. estou pensado em comprar mas estou com medo de mim desepsionar e perder dinheiro frita peixe empanado o que eu faço

    ResponderExcluir
  8. Pois é, se fica igual às feitas no forno, faço no forno mesmo e economizo R$ 1100 (aliás, por esse preço, dá pra comprar um fogão BEM legal).

    ResponderExcluir
  9. HA PESSOAL PAREM DE SER IDIOTAS A FRITADEIRA É UM SUCESSO NA MINHA CASA E DE MEUS FAMILIAS, FAÇO DE TUDO NELA E FICA MUITO BOM E IGUAL AS FEITAS NO OLEO...CLARO QUE COM MUITO MAIS SAUDE, POIS, PERDI PESO E BAIXOU MEU COLESTEROU E NAO GASTO MAIS COM OLEO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade adquiri a minha philips e gostei bastante,faço de tudo nela sem óleo e ainda ganho em minha saúde.

      Excluir
    2. Na Polishop já experimentei e é uma delícia. Só acho um pouco caro.

      Excluir
    3. Não só experimentei como comprei a minha Airfryer Philips, gosto muito dela e acho que a saúde não tem preço.

      Excluir
  10. Olha eu comprei o airfryer da mondial e achei uma porcaria, pois os alimentos que fritei nela, ficou crocante por fora e cru por dentro, alem de gastar mais energia eletrica, nem de graça meus amigos quis comprar essa porcaria, fui na polishop e comprei a airfryer philips walita, e so encontrei vantagens com ela, ela faz o que o comercial promete, se eu soubesse antes, naum compraria da mondial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvi dizer que a marca Mondial não é boa... Todos os utensílios domésticos deles.

      Excluir
  11. Pois é pessoal...pretendo comprar uma fritadeira airfryer mas queria antes a opinião de alguns...gostei do que li e já sei qual marca devo comprar, obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  12. comprei uma fhilco e fiz batata frita pus um pouco de oleo e passei nas batatas ficarao perfeitas amei ela ´´e a metade do preço e muito boa

    ResponderExcluir
  13. Eu sei do shopping da minha cidade que utilizam essas fritadeiras, e por sinal influenciaram na minha aquisição, pois eles tinham que usar esta para não interferir no ambiente, ficam na praça de alimentação, quiosque da brahma. E conversando com o dono, apos ter consumido uma porção de bolinho de bacalhau e bolinhas de queijo (tudo muito bom), ele me disse que tinha comprado a mondial, durou um mês, agora tem duas, e já quer comprar aquelas maiores. Muito bom, recomendo!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir