quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Novo Padrão de Tomada

Ficamos todos confusões com o novo padrão de tomadas brasileiro.
Esse será um benefício que só perceberemos no longo prazo, por enquanto achamos uma chatisse.

Esta norma foi aprovada em 2001 buscando a segurança das instalações elétricas e principalmente a segurança dos usuários (choques elétricos), além da pradronização.

Lá no apê as tomadas já vieram no novo padrão - 10A, entretanto, teremos que trocar as tomadas do micro-ondas e do fogão com Grill para 20A.
Fiquei na duvida como usar. Segue abaixo uma explicação

Padronização de apenas duas versões de correntes nominais
A NBR 14136 padroniza as correntes de 10 A e 20 A. Em função do diâmetro dos plugues torna-se impossível a inserção de um plugue de 20 A em uma tomada de 10 A, evitando-se desta forma uma situação de sobrecarga.
Entretanto, o consumidor poderá utilizar um plugue de 10 A em uma tomada de 20 A. Esta solução proporciona ao usuário maior versatilidade.

Conexão do condutor terra antes dos demais
Com o novo padrão e devido as suas características, o condutor terra sempre será conectado antes dos condutores de energia lembrando que o aterramento é obrigatório nas novas instalações desde julho de 2006, conforme a Lei 11.337, alem de ser fundamental para a segurança do usuário.


Dúvidas Frequentes (essas questões e suas resposta foram retiradas do Web-site do INMETRO)
1) Por que o Brasil precisa de um padrão?Hoje, no Brasil, existem mais de dez modelos de plugues diferentes e quantidade semelhante de tomadas, gerando uma situação de risco de choque elétrico ao usuário e de sobrecarga na instalação elétrica (conexão de aparelhos projetados para  tensões e correntes diferentes da tomada) e desperdício de energia, através da dissipação de calor (uso de adaptadores inadequados para conectar muitos equipamentos em uma única tomada). O padrão é sinônimo de segurança.

2) Por que o Brasil não adotou o padrão internacional de plugues e tomadas?Porque o padrão internacional não existe. Cada país desenvolveu o seu próprio padrão,  impossibilitando a criação de um padrão único. O padrão estabelecido no fórum da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT foi desenvolvido considerando a conectividade com os plugues hoje existentes. O padrão é conectavel com 80% dos aparelhos elétricos atuais.
Alguns países possuem um padrão: Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Canadá, México Chile, França, Portugal, Espanha, Itália, Suíça, Japão, Austrália, entre outros. Cada um deles adota um padrão diferente.

3) Quais são as vantagens do padrão?Com a tomada padrão, em novo formato de poço, sextavada (talhada em seis faces), os consumidores, principalmente as crianças, não correrão mais o risco de tomar choques elétricos. Outras vantagens são a de que o padrão promove a adaptação de voltagens diferentes que existem, hoje, em nosso país e ajuda a combater o desperdício de energia.

4) Vou ter que mudar todas as minhas tomadas de casa e vou ter que comprar produtos com plugues novos?Não. A mudança não é drástica, uma vez que a maioria dos plugues de dois pinos comercializados em aparelhos eletroeletrônicos, fabricados no Brasil nos últimos anos, já se encontra adequada ao novo padrão, mostrando que o mesmo é totalmente compatível com a tomada atual.

5) Quer dizer que os plugues novos vão encaixar nas tomadas atuais?Sim. As dimensões e as distâncias entre os furos (pólos ) da tomada padrão permitem o encaixe (a inserção) de plugues redondos com o formato atual em mais de 80 % (oitenta por cento) dos aparelhos atualmente comercializados, garantindo a conectividade dos plugues e as tomadas atuais com os plugues e tomadas padrão.


http://www.siemens.com.br/templates/coluna1.aspx?channel=7425

3 comentários: